PROGRAMAÇÃO

Entre os dias 12 e 14 de agosto de 2019 acontece a 1ª edição do Innovation Summit Brasil, que tem como tema central “Ecossistemas de Inovação: Criativos, Conectados e Competitivos”.

Programe-se e participe!

12 de agosto (segunda-feira)

Atividades paralelas das Associações que Integram a RNAII

09:00 - 18:00

WORKSHOP ANPROTEC – O FUTURO DOS AMBIENTES DE INOVAÇÃO

Painel 1: O futuro dos ambientes de inovação
Nesse painel serão apresentadas e discutidas as tendências mundiais na criação e no desenvolvimento de empreendimentos inovadores (e startups). Para onde o mercado aponta? Quais são as grandes novidades (e oportunidades)? Quais são os novos atores e modelos e como eles interagem e contribuem com movimentos já consolidados?

11:00 – Painel 2: A nova agenda da geração de startups e as oportunidades para os ambientes de inovação
Num mundo em constante mudança, no qual a globalização, a economia digital, competitividade, necessidade de preservação do planeta, diminuição de desigualdades sociais, são temas cada vez mais presentes nas agendas das organizações, precisamos saber para onde seguir e quais as oportunidades que se apresentam para os ambientes de inovação. Nesse painel, vamos discutir sobre alguns temas que têm se mostrado estratégicos para estes ambientes.

Painel 3: A sustentabilidade dos Ambientes de Inovação – novos modelos e fontes de recursos
A sustentabilidade das incubadoras, aceleradoras, parques tecnológicos e outros ambientes similares sempre foram temas de muita preocupação. Num cenário econômico em que o fomento público é cada vez menor, precisamos identificar outras alternativas de geração de receitas que possibilitem a esses ambientes a realização de duas atividades. Assim, nesse painel serão apresentados alguns exemplos criativos e inovadores de fontes de recursos.

Painel 4: Rede Nacional e Internacional de Ambientes de Inovação
A inovação vem passando por diversas transformações nos últimos anos. Antes ela ocorria dentro dos laboratórios. Mais recentemente, passou a ser tratada dentro das cidades, dos laboratórios de experimentação e dos living labs, por exemplo. Então, a inovação começou a surgir nesses ecossistemas físicos, existentes dentro dos territórios. E a tendência é que a inovação ocorra através de relações no ciberespaço. Para isso, se faz necessária uma grande rede, na qual as pessoas possam – conectadas – trocar ideias, fazer cocriações e gerar novos produtos, serviços e negócios. E esse ciberespaço, essa rede, é a plataforma que vai fazer essa conexão entre os atores. Assim, nesse painel será anunciada a rede de conexão nacional e internacional dos agentes de inovação.

14:00 - 18:00

Conferência VC ABVCAP

14:00 –  Boas-vindas

14:15 – Keynote Abertura

14:45 – Como a entrada de capital tem desenvolvido o ambiente de negócios no venture capital brasileiro

16:00 – Todos os caminhos para o IPO

16:45 – Venture Capital no Brasil em Números

17:15 – Fireside chat

18:00 – Encerramento

14:00 - 18:00

Fórum Anjos do Brasil

14:00 - 18:00

ANPEI – Reunião do Comitê de Gestão da Propriedade Intelectual: Contratos, Patentes e INPI

O Comitê de PI busca compartilhar os principais desafios para a formulação e a manutenção de contratos de transferência tecnológica e patentes, assim como empenha-se constantemente para manter o relacionamento com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI. As discussões são enriquecedoras e contam com a participação de instituições públicas e privadas. Foram pautas recentes da reunião: a nova estrutura do INPI, a 1ª Edição do Manual de Desenho Industrial, a Lei Geral de Proteção de Dados, o relacionamento contratual com startups, etc.

14:00 - 18:00

ANPEI – Reunião do Comitê de Gestão da Inovação: Métodos eficazes e Melhores práticas

Através da troca de experiências, o Comitê de Gestão da Inovação promove discussões sobre a cultura de inovação e sua importância para a geração de produtos e soluções. O objetivo da reunião é explorar o ambiente de inovação e seus atores, apresentando as principais ferramentas estratégicas. Foram pautas recentes: a inovação aberta, a Lei Geral de Proteção de Dados, a inovação no mundo regulado, a user experience (ux), a inovação radical, etc.

13 de agosto (terça-feira)

09:00 - 10:30 Auditório principal

Sessão Plenária 01: Ecossistemas de inovação: criativos, conectados e competitivos

Nesta sessão serão apresentados cases internacionais de sucesso na articulação dos diversos atores envolvidos em um ecossistema de inovação, com impactos significativos para a economia, o desenvolvimento social e a criação de uma cultura de empreendedorismo e inovação.

Convidados:
Manuel Heitor, Ministro de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal 
Prof. Peretz Lavie, Presidente do Instituto de Tecnologia Technion-Israel 

10:30 - 11:00

Coffee break

11:00 - 12:30 Auditório principal

Sessão Plenária 02: Investimento Inteligente: Como investidores podem contribuir para unicórnios brasileiros

O fenômeno das startups é percebido hoje em todo o mundo como uma das modalidades mais relevantes para promover a aproximação entre universidades e empresas. Além do significado econômico da transformação de conhecimento em emprego e renda, as startups são portadoras de uma mudança cultural no meio acadêmico. Para que os seus impactos econômicos e sociais sejam ampliados é preciso que essas empresas cresçam de forma sustentável, o que pressupõe a existência de mecanismos de investimento que financiem este crescimento, transformando-as em empresas “scale-ups” e, em alguns casos, nos chamados unicórnios, com valor de mercado da ordem de US$ 1 bilhão.

Convidado:
Tony Qiu, Gerente Geral da Didi América Latina e Presidente da 99 Taxi no Brasil

12:30 - 14:00

Almoço

14:00 - 18:00

Workshop ABIPTI 2019

Credenciamento: Dias 12 e 13/08 (pela manhã)

14:00 – Cerimônia de Abertura do WORKSHOP ABIPTI 2019
Composição da Mesa – Autoridades – à definir

14:15 – Palestra Magna – Política Nacional de Planejamento Energético
Reive Barros dos Santos, Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME

15:15 – Intervalo / Coffee Break

15:30 – Mesa Redonda: Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento Sustentável em Energia
Mediador: 
Luiz Fernando Vianna, Presidente ABIPTI / LACTEC
Participantes:

Reive Barros dos Santos, Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME
Lucas de Souza Esmeraldino, Secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Governo do Estado de Santa Catarina.
Thiago Vasconcellos Barral Ferreira, Presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
Rodrigo Lopes Sauaia, Presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).
Alexandre Siciliano Esposito, Gerente Setorial de Energia Elétrica do BNDES.

18:00 – Encerramento – Breve palavra do Presidente da ABIPTI

14:00 - 18:00

Fórum Anjos do Brasil

14:00 - 18:00

Conferência VC ABVCAP

A evolução do empreendedor brasileiro segundo a perspectiva dos investidores

Entre dois mundos: O posicionamento do Brasil no cenário global de investimento de impacto

Encerramento

14 de agosto (quarta-feira)

09:00 - 10:30 Auditório principal

Sessão Plenária 03: Indicadores e retorno de investimentos em C,T&I

Os investimentos, tanto públicos como privados, em C,T&I devem ser avaliados quanto ao seu impacto e retorno para a sociedade. Esta sessão tratará da importância das métricas para comprovar o papel da transferência de tecnologia e do empreendedorismo no PIB dos países e de diferentes metodologias para esta avaliação.

Convidados:
Kevin Cullen, King Abdullah University of Science and Technology, Arábia Saudita
Xavier Cirera, Economista, Banco Mundial

Moderador:
Luiz Davidovich, Presidente da Academia Brasileira de Ciência (ABC) 

10:30 - 11:00

Coffee-break

11:00 - 12:30 Auditório principal

Sessão Plenária 04: O BRASIL PÓS REFORMAS – Como ficam a Competitividade e a Inovação?

Os investimentos, tanto públicos como privados, em C,T&I devem ser avaliados quanto ao seu impacto e retorno para a sociedade. Esta sessão tratará da importância das métricas para comprovar o papel da transferência de tecnologia e do empreendedorismo no PIB dos países e de diferentes metodologias para esta avaliação.

Convidado:
Carlos Da Costa, Secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia

Moderador:
Evaldo Vilela, Presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP)

12:30 - 14:00

Almoço

14:00 - 17:30

Fórum Sebrae de Inovação

A versão 2019 do Fórum Sebrae de Inovação trará luz à temática do Innotation Summit: Ecossistemas de Inovação – criativos, conectados e competitivos. A proposta do evento é refletir com os principais atores do Ecossistema Nacional de Inovação os desafios para a promoção de um ambiente de inovação pulsante, que agregue os três adjetivos de maneira harmônica, no qual fique evidente quem são os atores que operam nessa agenda, quais seus papéis e quais as principais entregas de valor para o mercado.
Sob essa perspectiva, será construído um ambiente onde as principais instituições fomentadoras do empreendedorismo inovador no Brasil terão espaço para se posicionar e apresentar seus diferenciais.
A partir dessa dinâmica, ficará mais evidente aos pequenos negócios inovadores quais instituições poderão prestar o suporte adequado às suas necessidades, conforme seu grau de maturidade e competência tecnológica. Startups, médias e grandes empresas, governo, universidades, incubadoras, aceleradoras, centros tecnológicos, parques, sociedade, investidores, instituições de capacitação e fomento. Várias hélices reunidas para descortinar a integração e os caminhos que o sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação podem trilhar.