O EVENTO

A 1ª edição do Innovation Summit Brasil tem como tema central
“Ecossistemas de Inovação: Criativos, Conectados e Competitivos”

Na biologia, a palavra ecossistema significa um conjunto de comunidades que, aliadas a fatores externos, colaboram entre si para a sobrevivência de todos. O mesmo ocorre quando diferentes atores, como empresas de tecnologia, universidades, investidores, fundações, governos e a sociedade, se unem para favorecer o crescimento da inovação e colaborar uns com os outros.

Assim, um ecossistema de inovação é formado pelo conjunto de atores e mecanismos de estímulo à cooperação, com pontos focais para a promoção de novos talentos, ambientes, rodadas de negócio, encontros, novas ideias, projetos, etc.

E as características “criativo”, “conectado” e “competitivo” vêm para enriquecer ainda mais esse ecossistema de inovação. Mesmo que estejam há algum tempo no mercado, empresas de tecnologia sempre trabalham com o novo; e os desafios são constantes.

Realização

Rede Nacional de Associações de Inovação e Investimentos

A RNAII é uma iniciativa inédita de colaboração das grandes entidades fomentadoras do empreendedorismo inovador, em prol de todo o ecossistema brasileiro de ciência, tecnologia e inovação. Composta pela Abipti (Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação); ABstartup (Associação Brasileira de Startups); Abvcap (Associação Brasileira de Private Equity & Venture Capital); Anjos do Brasil; ANPEI (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras); Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) e pelo Fortec (Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia), a Rede congrega uma cadeia com milhares de associados de natureza diversificada, para efetiva colaboração e fortalecimento de ações, públicas e privadas, focadas na transformação do conhecimento em riqueza.

abipti logo

Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti)

Entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que reúne 138 instituições, públicas e privadas, de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico, com presença nas cinco regiões e nas 27 unidades da Federação. Desde sua criação, promove a inserção e a participação de seus associados nas políticas de CT&I, bem como na aproximação dessas entidades com o setor produtivo. Colaborou diretamente com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações na realização das Conferências Nacionais de CT&I. Criou o projeto Gestão C&T, um dos principais veículos de comunicação sobre políticas públicas do setor e promove diversas atividades de capacitação para melhoria das práticas de gestão das ICTs, elaboração e execução de projetos de pesquisa e inovação, dentre outras.

abstartups logo Innovation Summit Brasil 2019

Associação Brasileira de Startups (ABstartup)

Em 2011, as startups eram novidade no Brasil, e algumas pessoas em diferentes lugares começaram a perceber isso. Aos poucos, empreendedores do Mato Grosso do Sul, de Belo Horizonte, e do Rio de Janeiro, a princípio, foram se conectando para expandir o movimento que estava nascendo. A ABStartups surge dessa frente. O objetivo era criar uma rede de conexões para aprendizado, fomento e geração de oportunidades para os associados. A Associação existe para construir o ambiente ideal para as startups transformarem o país, assim, a ABstartup inspira, capacita, conecta e advoga pelas empresas nascentes, pois acredita no papel da inovação como motor de transformação positiva para o país.

abvcap logo

Associação Brasileira de Private Equity & Venture Capital (Abvcap)

Associação sem fins lucrativos com a missão de representar os participantes da indústria de private equity, seed e venture capital no Brasil. Tem o objetivo de incentivar e fomentar os investimentos de longo prazo nessas modalidades, atraindo novos investidores e buscando o melhor ambiente regulatório para esses investimentos, alinhado às boas práticas internacionais. Com 18 anos de existência e experiência no mercado, a Abvcap conta com mais de 200 instituições associadas, dentre elas gestoras de fundos, corporate ventures, investidores institucionais, e prestadores de serviços, que atuam e assessoram a participação, sendo 23% de origem internacional.

anjos do brasil logo

Anjos do Brasil

Organização sem fins lucrativos, com fins educacionais, e a missão de fomentar o empreendedorismo brasileiro através da disseminação do conhecimento, de conexões de apoiadores (investidores anjos) a novos empreendedores, e da promoção de políticas públicas para o incentivo e o estímulo ao desenvolvimento econômico e social do Brasil. A partir de estudos, a Anjos do Brasil comprova que o apoio do investimento anjo é essencial para acelerar o crescimento dos negócios, para que, consequentemente, sejam desenvolvidos mais empregos qualificados e negócios de maior valor agregado.

anpei logo

Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI)

Como entidade representativa do segmento das empresas e instituições inovadoras multisetoriais – reunindo mais de 250 associados de diversos portes e líderes das principais cadeias, a Anpei atua junto às instâncias de governo, setores produtivos e formadores de opinião, disseminando a importância da inovação tecnológica para a competitividade das empresas e indústrias, e o desenvolvimento do Brasil. Além da atuação política, a Associação promove a difusão da cultura da inovação, com sua conferência anual, seu programa de educação continuada, e os Comitês Temáticos, que se reúnem mensalmente para debates e troca de experiência.

anprotec logo

Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec)

Reúne mais de 350 associados, entre incubadoras de empresas, parques tecnológicos, aceleradoras, coworkings, instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos e outras entidades ligadas ao empreendedorismo e à inovação. Líder do movimento no Brasil, a Associação atua por meio da promoção de atividades de capacitação, articulação de políticas públicas e geração e disseminação de conhecimentos. Confiante no trabalho das instituições que representa, em conjunto com diversos parceiros envolvidos em cada uma de suas ações, contribui para que o empreendedorismo inovador colabore de forma decisiva para o desenvolvimento sustentável do Brasil.

fortec logo

Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec)

Associação Civil de Direito Privado sem fins lucrativos que representa os gestores e pessoas dedicadas à implementação de políticas, ao fomento e ao apoio à inovação, à transferência de tecnologia, à disseminação da cultura, à valorização e à proteção da propriedade intelectual. Criado em 2006, como um Fórum, se transformou em Associação em 2011, também com o objetivo de potencializar e difundir o papel das entidades de C,T&I do país.

Correalização

sebrae logo

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas

O Sebrae é uma agência de fomento e assistência técnica aos pequenos negócios, que correspondem a 99% das empresas brasileiras, ou 9,1 milhões de micro e pequenos empreendimentos, sendo que mais de 4,2 milhões são Microempreendedores Individuais (MEI). O Sebrae também atende a mais de 153 mil agricultores familiares. A instituição conta com cerca de 700 postos de atendimento distribuídos pelo país, um Call Center e um portal.

Organização local

acate logo Innovation Summit Brasil 2019

Associação Catarinense de Tecnologia

Principal representante do empreendedorismo inovador em Santa Catarina, a Acate é uma rede de suporte, capacitação e inspiração aos empreendedores. Tem como missão apoiar o ecossistema local – das startups às empresas de grande porte – gerando conexões para fortalecer o setor de tecnologia no estado. Com mais de 1200 associados, nos 13 polos de inovação e tecnologia do estado, também tem escritórios em São Paulo e em Boston, nos Estados Unidos.

certi logo

Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras

A Certi é uma organização de inovação tecnológica que desenvolve projetos personalizados para empresas, governo e terceiro setor no Brasil e no mundo. Desenvolve diferentes tecnologias em suas diversas Unidades de Negócios, contemplando soluções tecnológicas inovadoras em Sistemas Inteligentes, Big Data e Internet das Coisas, Convergência Digital, Mecatrônica, Sistemas Embarcados, Energia Sustentável, Manufatura Avançada, Industria 4.0, Planejamento, Controle e Melhoria da Qualidade, Instrumentação e Testes, Empreendedorismo Inovador, Inovação Corporativa, Análise Estratégica de Negócios, Incubação de Empresas e Economia Verde.