Innovation Summit Brasil 2019 reúne 1300 participantes e mostra força da colaboração em prol da inovação

Entre os dias 12 e 14 de agosto, a capital catarinense, Florianópolis, foi palco da primeira edição do Innovation Summit Brasil, realizado pela Rede Nacional das Associações de Inovação e Investimentos (RNAII), com correalização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e apoio local da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi) e do Sapiens Parque.

Foram três dias de atividades intensas, com workshops, encontros, reuniões de trabalho,  conferências, cursos, fóruns, plenárias temáticas e sessões técnicas de apresentação de artigos das sete associações que compõem a RNAII: a Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti),  a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), a Associação Brasileira de Private Equity & Venture Capital (Abvcap), a Anjos do Brasil, a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e o Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec).

“É o momento da realização de um sonho. Foi um evento único e certamente o início de um novo ciclo. Reunimos atores com um propósito comum. E a inovação é justamente isso, um fruto da diversidade de competências múltiplas e complementares, aliadas à uma relação de confiança. Nossa pauta é a geração de riqueza para o país, desenvolvimento econômico, social, competitividade e inovação. Demos o exemplo de como trabalhar com de forma integrada, com o objetivo de construir uma realidade melhor para nós, nossos filhos e nosso país. Nós da RNAII temos a certeza de que isso só será possível com determinação, propósito e confiança e conexão”, disse Ricardo Marques,

Juntas, as associações que compõem a RNAII representam mais de mais de 150 instituições de pesquisa, 300 gestores de núcleos de inovação, 370 ambientes de inovação (incubadoras, aceleradoras, parques tecnológicos), 120 investidores de venture capital, 12000 startups, 7000 investidores anjos, e 200 empresas inovadoras de grande e médio porte.

A organização do evento também agradeceu a todas as instituições e profissionais que contribuíram para a realização da iniciativa, como  o Sebrae, co-realizador do evento, os organizadores locais da Acate, Certi e Sapiens Parque e, também os patrocinadores: o CNPq e  o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, a FIESC, a Samsung, a ABDI, a Grow+, a Wipo, além do apoio da B3, Ambev, Finep e de diversas instituições que colaboraram na divulgação do Summit.